NOVO MÉTODO PARA A CONSULTORIA FILOSÓFICA

19.05.2013 20:58

Eugénio Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática apresentou um novo método para a Consultoria/Orientação Filosófica durante a Formação para professores de Filosofia que decorre em Famalicão.

O novo método tem como princípio fundamental a maiêutica socrática e consiste em 5 passos essenciais. Eugénio Oliveira denominou o seu método de SOFIA, atendendo à própria etimologia da palavra (sabedoria) pois o que está em causa na orientação filosófica é que o consultante possa esclarecer, discernir; optar e resolver o problema com a orientação do Consultor e das suas competências.

Os cinco passos correspondem ás iniciais da palavra SOFIA e são os passos pelos quais o ORIENTADOR deve passar para que a Consulta tenha eficácia:

1. Sinalizar - sinalizar o problema do consultante

2. Ouvir - o Consultor deve ouvir,ouvir, ouvir o consultante para conhecer o que sente em relação ao problema.

3. Fundamentar - fase de processo maiêutico em que se procura saber as crenças básicas do consultante e quais as ideias em relação ao problema que apresenta.

4. Inteligir - fase da compreensão do problema e tomada de consciência quanto ás possiblidades,opções de resolução do problema.

5. Aplicar - Fase em que se toma a decisão. O Consultante aplica de acordo com a sua consciência e valores uma resolução. Esta fase leva à ataraxia, ou seja, à consciência tranquila devido à tomada de decisão conforme a conclusão a que se chegou no processo de consulta.